Vixi!

Dizem que julho, agosto e setembro são os três meses ruins para a aviação. Coincidência ou não, foram nesses meses que tivemos acidentes horríveis: Concorde da Air France, o terrível Airbus da TAM que saiu da pista em Congonhas, o recente MD-82 da Spanair, o 11 de setembro, enfim, pencas de acidentes horrorosos (e você pode encontrar um database completo aqui).

Ontem tivemos o Boeing 737 da Itek Air, que espatifou-se após uma decolagem seguida de um retorno ao aeroporto, devido a um prublema técnico ainda não especificado. A aeronave partiu de Bishkek, capital do Quirguistão, e seguia para Teerã. Tinha 90 pessoas a bordo e, até agora, 68 mortes confirmadas.

A Itek Air é uma companhia aérea quirguiz. Uma das muitas companhias aéreas que são proibidas de voar para a União Européia. E não, isso não é paranóia de europeu. Isso significa que as tais companhias não obedecem a padrões técnicos necessários estabelecidos nas normas de segurança internacionais aplicáveis. Isso significa que você, leitor amigo, não gostaria de voar em uma delas.

A lista pode ser encontrada no site da Comissão Européia, em português. A maioria das empresas pertencem a República Democrática do Congo e a outros países africanos que não são destinos turísticos favoritos da maioria dos brasileiros. Mesmo assim, é bom que você veja essa lista, afinal, tive algumas surpresas (como a TAAG, empresa angolana que liga o Rio de Janeiro a Luanda; Ariana Afghan Airlines, que está proibida mas, de acordo com o site da empresa, voa para Frankfurt; uma coleção de empresas ucranianas e indonésias).

Logo, se você planeja viagens com destino a algum desses países, tenha em mente quais companhias aéreas possam ser uma bela de uma uruca. Isso vale para os que planejam uma viagem dos sonhos na Indonésia, afinal, a lista é extensa por lá – nem a Garuda Indonésia escapou.

Anúncios

7 comentários em “Vixi!

  1. Sabia que a um tempo (mais ou menos dois anos) atrás cogitou-se a hipótese de banir a PIA daqui dos Emirados por esses motivos? Pois é…

  2. Menina tenho pavor de avião. Voar eu vôo, mas só à base de remedinhos para dormir. Eu sei que corro mais risco de morrer em casa estatelada no box do banheiro, mas sabe como é… Se um dia o avião cair eu estarei completamente desacordada. Morrer dormindo mesmo que o avião exploda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s